DEDICAÇÃO DA IGREJA PAROQUIAL DE BENÇÃO DO ALTAR
A Igreja de S. Cosme e S. Damião de Gemunde foi construída em 1858. Diz um texto que "tendo sido iniciada em
Fevereiro, no final do ano, já se celebrava lá". E de admirar e de louvar.
O andar dos tempos deixou nelas as suas marcas. Verificou- se há poucos anos que a degradação do edifício a punha
em perigo de ruir. O Pároco foi o primeiro a alertar e o primeiro a assumir o trabalho ingente que foi calculando. Na
exposição disto encontrou algumas pessoas que se abriram à realidade e deram as mãos. Um pequeno grupo formou-se e deram-se os primeiros passos. Teve o grupo que aguentar as intempéries que de muitos quadrantes surgiram.
Foi elaborado o projecto, que foi apresentado à Diocese e esta aprovou.
E arrancaram as Obras. Muitos foram comparticipando. A quem perguntava como é que seria possível se pouco dinheiro ia aparecendo, foi-se respondendo o que é fruto da sabedoria, fruto da experiência que a construção duma Igreja começou sempre sem dinheiro mas nunca nenhuma se deixou de pagar.A Igreja é Obra de Deus. Há que confiar n'Ele, em Nossa Senhora, nos Padroeiros S. Cosme e S. Damião e, neste casa também no Beato João Paulo II.A comunidade foi rezando e trabalhando. Todos foram percebendo que o ditado :"0 pouco com Deus é muito ~ o muito sem Deus é pouco" é bem certo e é sábio. Aquela Igreja tornou-se bela, pois encanta o olhar e o coração.
A partir de ontem, mais vai espelhar, pois as coisas de Deus só vão sendo percebidas com o tempo, Ela as vai revelando.
Eram IOh30, quando chegou o Senhor Dom Manuel. O tempo da noite não deixou fazer o tapete ao longo de todo
o adro, só na escadaria que dá para a Igreja. Os foguetes estrelejaram no ar, o carrilhão da torre saudou o Senhor Bispo.
Devido ao tempo a paramentação foi na Casa Paroquial e daí houve cortejo formado pela Comissão de Festas, Bandeiras, Conselho Económico e o Grupo dos Acólitos que na Celebração iriam ser Instituídos. Uma pequena multidão aguardava à Porta da Igreja que iria ser aberta pelo Senhor Bispo, tendo antes, um dos elementos do Conselho Económico, Dr.Adriano Torres, lhe entregar uma grande chave, como símbolo pois o Senhor Bispo é o Pastor, com umas palavras de boas vindas. Todos entraram enchendo a Igreja, enquanto o Coro cantou.
Seguiu-se a Liturgia da Dedicação e Unção do Altar.A Homilia, o Senhor Bispo apontou o sentido dos texto
da Liturgia, acabados de ouvir, explicando o que é realmente o verdadeiro templo de Deus que somos nós. Alguém escreveu- me o que mais fixou e que transcrevo: "Na Palavra de Deus ouvimos esta Afirmação de Jesus: "Eu quero ficar Hoje em tua casa!" Jesus entra numa cidade, muita gente a querer ver, a falar. E havia um homem na cidade que era pequenino e não conseguia espreitar por entre a multidão e então subiu a uma árvore e conseguiu ver Jesus.Jesus não fechou os olhos ... e por isso viu Zaqueu e disse-Lhe: Zaqueu, desce que Eu quero ficar Hoje na tua Casa.
Ele ficou muito confuso, Zaqueu era muito rico e nenhuma dessa sua riqueza havia sido distribuída aos pobres. Ficou em coilu alvoroço e ao mesmo tempo com uma certa vergonha, mas Jesus foi a casa de Zaqueu. Nesse momento Zaqueu ficou tão tocado que disse: Oh Jesus vou já distribuir a tudo e mais alguma coisa daquilo que tenho. Jesus disse esta Palavra tão bonita: Hoje entrou a Salvação nesta casa! Porque eu vim para curar os que precisam e aquele precisava que lhe curassem a alma." Fixou bem o Evangelho. Todos ouviram atentamente e pelo olhar sentiam-se que tinham um coração feliz e que iria ficar ainda mais.
Seguiu-se a Oração da Dedicação, Ladainhas, Unção do Altar e das Paredes da Igreja, incensação, iluminação. Preparação do Altar, Ofertório e a Liturgia Eucarística. No Ofertório, juntamente com o Pão e o Vinho para a Eucaristia, foram trazidos os frutos das terras de Gemunde, tudo o que os campos e jardins produzem, pois cada grupo assim quis fazer. Nesse Ofertório foram trazidas as cruzes para os Acólitos que .após uma palavra do Senhor Bispo e o SIM que eles deram, foram benzidas e entregues a cada um. Foi um belo momento.Toda a Celebração foi muito participada, isto é vivida na Fé.
Estiveram presentes as Autoridades Concelhias, Eng. António Bragança Fernandes, Presidente da Câmara, Luciano
Gomes, Presidente da Assembleia Municipal, Vice Presidente da Câmara, Eng. António Domingos Tiago, Presidente da Junta de Freguesia, Eugénio Teixeira, Presidente da Assembleia de Freguesia, António Henrique Teixeira ,Vereador Dr.Paulo Ramalho, Comandante da GNR, Posto do Castelo Sargento Chefe Virgílio Sousa, Arquitectos Miguel Elísio Costa, Alberto Solla Campos, Januário e Eng. Eduardo da Firma Construtora,Conselho Económico, Secretária do Conselho Pastoral, Presidente das Festas Paroquiais, que, após a bênção, numa mesa junto ao Altar, assinaram a Acta da Dedicação em duplicado para ser também enviada à Diocese do Porto.
No final, foi descerrada um placa na Igreja, na Capela Baptismal:
,
IGREJA PARQQUIAL DE GEMUNDE
CONSTRUÇAO - 1858
RESTAURO -2012
Aos vinte e três de setembro de dois mil e doze, foi Dedicada esta Igreja, pelo Senhor Bispo do Porto,
Dom Manuel José Macário do Nascimento Clemente.
Padre Domingos Jorge Duarte do Aido
PAROCO
Miguel Elísio Costa
ARQUITECTO
No Salão Paroquial, foi ser vido ao Senhor Bispo, demais convidados e às dezenas de Paroquianos que se inscreveram, o Almoço confeccionado na Cozinha Paroquial, pelo Grupo da Paróquia, sob a direcção da Adelaide. O Grupo mereceu os Parabéns de todos porque apresentou um bom almoço, servido com simpatia e coração.
Parabéns a todos os Gemundenses que mais trabalharam e aos que colaboraram nesta Obra. Deus sabe.
Houve brindes simpáticos do Pároco, Presidente e Vice Presidente da Câmara, Presidente da Junta de Freguesia, que
deram ânimo pela simpatia que traduziram. O Senhor Bispo encerrou como só ele consegue fazer com palavras de estímulo de verdadeiro Pastor. Com os parabéns partiu o bolo onde estava escrito com letras doces a Dedicação da nossa Igreja.
A chuva que caía não esmoreceu a alegria que se sentia. Gemunde agradece a Deus, a Nossa Senhora de Fátima
e aos seus Padroeiros S. Cosme e S. Damião esta graça da Dedicação da nossa Igreja.
AO MAIOREM DEI GLORIAM. (Para maior glória de Deus). (C)
-/
Reprodução do artigo - Dedicação em festa da
Igreja e altar de Gemunde vindo na Voz Portucalense
ANO XLIII- N° 34 - 26 de Setembro de 2012.
|
|
2013-09-23 | Redação
Outros artigos
| Domingo de Ramos Paroquia | 2015-03-29 Domingo de Ramos, vivido em Gemunde, com muito amor a Jesus... |
| Quarta-Feira de Cinzas 2015 Redação | 2015-02-18 Quarta Feira de Cinzas - Arrependei-vos e Acreditai no Evangelho! |
| Eucaristia de Natal 2015 Redação | 2014-12-25 Celebramos o Natal com muita alegria, na Capela S.Roque e na Igreja Paroquial... |
| Novo site da Paróquia de Gemunde Padre Domingos Jorge | 2013-11-15 A Paróquia de Gemunde, a partir de agora, tem o seu SÍTIO na Internet. Esta página vai levar ao longe e ao largo, a todos os continentes e nações o nosso viver da fé e o nosso amor à Paróquia, bem como os nossos sonhos.(...) |
|
|
|