ParóquiadeGemunde

O NOVO BISPO DO PORTO

A Paróquia de Gemunde saúda o novo Bispo do Porto: DOM ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS. Era Bispo de Aveiro. Agora será o nosso Bispo.
Desejamos-lhe as boas vindas. Pode contar connosco. Desde já, rezemos para que seja como o Bom Pastor. Que venha com alegria e esperança.
Que tenha sempre um sorriso acolhedor, como é seu timbre , e é assim que o conheço... António Francisco dos Santos (nasceu em Tendais, Cinfães, 29 de Agosto de 1948) foi bispo auxiliar de Braga desde 21 de Dezembro de 2004 a 8 de Dezembro de 2006.
Desde essa data é bispo de Aveiro.

Pe.Domingos Jorge

Mensagem à Diocese do Porto

Caros Diocesanos Era tão imprevisível este chamamento que Deus agora me faz que não consegui balbuciar palavra, quando a decisão do Papa Francisco me foi comunicada.
Sei que é ao Santo Padre, como Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, que compete dar Pastores a todas as Igrejas. Lembrei nesse momento a Palavra de Deus ao Profeta Jeremias: “Irás aonde Eu te enviar” (Jer 1,7).
Apesar desta palavra recorrente ao meu espírito e presente no meu coração, muitas as dúvidas e grande o temor com que me defrontei ao ver as minhas limitações e fragilidades, perante a grandeza da missão.
Interroguei-me dia e noite sobre o que posso eu levar de novo a uma Diocese habitada por tanta gente de bem e de valor e habituada a tão generosos servidores como bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e leigos.
À Diocese de Aveiro peço a compreensão para este meu gesto ao serviço da Igreja, que em nada significa, menos respeito ou menor amor. Aveiro sabe como sempre aqui me senti feliz como bispo e como é grande a dor da separação. Todavia, senti que só conseguiria reencontrar a serenidade de coração e a liberdade de espírito, quando com a ajuda de Deus vencesse todos os receios e temores.
Levo comigo o modo próximo de ser e de viver, a alegria convicta da fé e o desejo fraterno de a todos olhar com os olhos de Deus, para a todos servir como Deus quer e ama.
IN MANUS TUAS é o lema episcopal que escolhi, quando o Papa João Paulo II, me chamou a ser bispo auxiliar de Braga e titular de Meinedo. Renovei este mesmo compromisso diante do Papa Bento XVI quando me enviou para Aveiro.
É com igual verdade que agora o afirmo diante do Papa Francisco. Este lema e os sentimentos que ele exprime unem-me a Cristo e à Sua Cruz e colocam-me sob o olhar terno da Mãe de Jesus, Senhora da Assunção, nossa Mãe e Padroeira.
Saúdo, como irmão que sempre serei, o senhor Administrador Apostólico, D. Pio Alves, os senhores Bispos Auxiliares, D. António Taipa e D. João Lavrador, os senhores Bispos Eméritos, os senhores Vigários Gerais, o Cabido da Catedral, os Sacerdotes, Seminários, Diáconos, Consagrados e Leigos.

Desde já afirmo a alegria de servir a grande comunidade humana da Diocese do Porto, com os seus eleitos e representantes autárquicos, as Autoridades Locais, as Universidades e Escolas, Instituições e Associações. Quero dirigir uma palavra de muito afecto às crianças, aos jovens e às famílias.
Serei irmão e presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem e com eles procurarei fazer caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor.
Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos.
Sei que é grande a missão que agora me é confiada, mas vou com alegria e generosidade ao vosso encontro para amar a Deus e vos servir.
Alegra-me e conforta-me ser irmão convosco, tão belo é o testemunho cristão da Igreja do Porto.

Que Deus me ajude e vos abençoe.
Abençoai-me, também vós, caros diocesanos.

Aveiro, 21 de Fevereiro de 2014

+António Francisco dos Santos, Bispo Eleito do Porto

2014-02-18 | Padre Domingos Jorge

Outros artigos

A Alegria do Evangelho - Evangelli Gaudium

Redação | 2015-02-24

O Sr. Padre Lino Maia explicou alguns textos da exortação apostólica Evangelli Gaudium..
Unisex: a criação do homem sem identidade

Padre Domingos Jorge | 2014-03-30

PARA ONDE QUEREM CONDUZIR O MUNDO?
ISTO É MUITO MUITO GRAVE.
LAMENTO O SILÊNCIO DA IGREJA E DAS PESSOAS PENSANTES E DE BEM.
MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO
PARA A QUARESMA DE 2014

Padre Domingos Jorge | 2014-03-03

Queridos irmãos e irmãs!