ParóquiadeGemunde
        

DOZE ANOS SÃO PASSADOS


Era o dia 26 de Fevereiro de 2002, dia em que Gemunde chorava o seu Pároco que na véspera tinha feito a sua última viagem, viagem sem retorno, para a casa de Deus. Gemunde tinha sido a sua terra durante 50 anos. Como Pároco da Maia e seu amigo também fui ao seu enterro.
Quando cheguei à Igreja foi-me dito que o Senhor D. Armindo, Bispo do Porto, me aguardava na Residência Paroquial. Fui a pensar, naqueles metros que medeiam entre a Igreja e a Residência, no que é que o Senhor me queria dizer antes do Funeral.
Fui surpreendido que me fez o convite para assumir a Paroquialidade de Gemunde, seria só uns dois meses... Na Eucaristia, que se seguiu, anunciou ao povo de Gemunde, que ali estava, que eu seria nomeado para lá como Administrador Paroquial.
Ainda hoje penso que quem diz sim a Jesus, está aberto a todas as surpresas que Ele envia.
Também disse que o Diácono Jorge Moreira iria colaborar, nomeando-o para cá Como diz o povo: "Seja o que Deus quiser" eu também, no regresso à Maia, na minha conversa com ELE eu disse-lhe da minha disponibilidade e da minha confiança total n'ELE. Comecei a não pensar no ingente trabalho que tinha pela frente, quer espiritual quer material... Fui-me apercebendo de tudo e fui guardando muitas palavras que muitas pessoas me dirigiram com sorriso e bondade.
Desde o primeiro dia procurei servir este meu povo, entranhando-me com as suas preocupações e anseios e procurando responder como crente no Senhor Jesus que me enviou.
Momentos houve que Jesus teve que me pôr as suas Mãos, pois sozinho Ele nunca me deixou e hoje eu digo "Foi o Senhor" e não "fui eu"... Com toda a verdade, convicção e Fé não me cansarei de repetir.
Passados que são doze anos, hoje mesmo os perfazem, olho para a frente com mais convicção e sentido. Sinto a missão como tarefa entusiasmante.
Com Cristo as dificuldades, ainda há muitas e muitos as inventam para causar desânimo, serão vencidas. A ELE compete colher, a nós compete semear.
Tenho encontrado da minha gente de Gemunde fiel e colaboradora, bem preciso, pois esta tarefa não é dum só, mas de todos.
Levado por Jesus, apetece-me subir à Torre da nossa Igreja e gritar para os quatro cantos de Gemunde: Jesus espera por vós. Venham...Sem Eucaristia não há vida feliz...etc...
Cantámos muitas vezes: "São muitos os convidados, mas ninguém tem tempo..." Como sabemos o tempo é de Deus. Se Ele nos dá 24 horas todos os dias e sete dias na semana, não é sério recusar-Lhe uma hora por semana e mais alguns momentos em cada dia. Vençamos o laicismo, a apatia, e os ventos do mundo que tentam impedir a todos...
Ser cristão é ser apóstolo. É preciso que os crentes falem d'Ele. Não tenham vergonha de falar de Jesus, de convidar a todos para a Celebração da Eucaristia Dominical.
Se dermos as mãos uns aos outros e a Cristo percorreremos o caminho com alegria e entusiasmo.

A todos abençoo. Peço, como fez o nosso Bispo, a todos que me abençoem e ao Diácono Jorge.

Gemunde, 26 de Fevereiro de 2014.

Vosso Pároco
P.Domingos Jorge






2014-02-26 | Padre Domingos Jorge

Outros artigos

Quinta-Feira Santa 2015

Paroquia | 2015-04-02

Quinta-Feira Santa - Última Ceia de Jesus
Eucaristia de Natal 2015

Redação | 2014-12-25

Celebramos o Natal com muita alegria, na Capela S.Roque e na Igreja Paroquial...
100 anos do Nascimento do Sr. Padre Remígio Alves de Freitas 1914-2014

Redação | 2014-10-26

No dia 26 de Outubro de 2014, comemoramos o 1º centenário do nascimento do Sr. Padre Remígio Alves de Freitas.
Via Sacra Gemunde - 2014

Redação | 2014-04-15

Via Sacra 2014, em Gemunde, vivida por dezenas de fiéis com muita emoção e dedicação.




Paróquia de Gemunde © 2020
redacao@paroquiadegemunde.net